Nosso #FIKADICA para o você que vai, ou nunca foi, pro São João de Ibicuí.

“Gente bonita de Ibicuí, eu vim dançar meu São João aqui. Toda Bahia vem dançar forró, dançar forró e namorar (…)”

Falta menos de um mês para o São João e você que vai passar os festejos juninos na cidade de IBICUÍ-BA já deve estar por dentro de tudo que rola. Mas e quem nunca foi? E quem morre de vontade de ir e não sabe o que realmente acontece?

Pensando nisso, resolvi fazer um CHECKLIST das coisas que você precisa saber sobre o, considerado por muitos, MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA.

Vamos lá.

Ibicuí é uma cidade de aproximadamente 16 mil habitantes (fonte: IBGE, último CENSO 2010), onde, simplesmente, na época do São João, o número de pessoas duplica e a grande maioria dessas pessoas é de fora da redondeza. Pessoas de todo o Brasil se programam para passar 4 dias na pequena cidade do interior da Bahia.

 – O “Ticomia” é a festa mais tradicional da cidade, com 30 anos. A festa oferece um serviço de “all Inclusive” (comida e bebida) durante, aproximadamente, 12 horas de festa, sempre com grandes atrações e mantendo a tradição. “Cara, o ticomia é sensacional, foi uma das melhores festas que já fui”, essas são palavras de um entrevistado, carioca, que foi para a festa em 2016. Ou seja, tem que ir!

– O “Bregalight” é a festa que mais cresceu na cidade nos últimos anos. E, vou te contar, está um espetáculo. Cresceu tanto que não conseguiram colocar num dia só, para nossa alegria (desculpem o trocadilho… rs). A festa é realizada em 2 dias (um dia open bar) e conta com as grandes atrações do país. “O brega é diferenciado, saí do Pará para curtir o Bregalight, isso aqui é o paraíso”, disse o engenheiro G.M.F. ao ser perguntado. Um verdadeiro festival musical. Você TEM que ir e pronto!

– Para quem estiver com “recursos mais limitados” (sem dinheiro, mesmo… rs), não se preocupe, a prefeitura disponibiliza TODOS OS DIAS atrações na praça principal e você poderá curtir um São João maravilhoso, também. Tomando seu licor, dançando coladinho. Que beleza!

– Além de todas essas atrações, uma das coisas que mais chamam atenção em Ibicuí são “As casas”.  Algumas pessoas alugam e disponibilizam casas para receber todo esse contingente que chega na cidade.  As casas estão, a cada ano, mais organizadas, oferecendo café da manhã, open bar, segurança. Tem casa que tem até show ao vivo para seus integrantes. Dentre as principais casas organizadas em Ibicuí estão as casas “Toca do Baia”, “Censurado’s house”, “Pupila’s house”, “AbateCaverna house”, JaquerosVip, entre muitas outras casas que também fazem sucesso no São João. Vale muito a pena conferir.

– Ibicuí tem uma praça secundária, a “praça da igreja” ao lado da praça principal, onde a ornamentação é maravilhosa. Várias casinhas de barro, bonequinhos para tirar fotos com a família. A cidade fica linda para receber seus visitantes.

Depois de todas essas informações é só pegar o seu licor, colocar na mochila, sentir o cheiro de amendoim cozinhando, de manteiga derretida no milho verde, e CURTIR O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA!

Enfim… Abraço.

André Pacheco

André Pacheco

André Pacheco(Baia), ilheense, biólogo de formação, funcionário público, crítico, polêmico, mas principalmente apaixonado por qualquer assunto que envolva o nome da sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *