Como surgiu o Ilhéus Eventos?

Introdução

O Ilhéus Eventos é uma empresa ilheense que atua em produções, marketing e entretenimento online.

A proposta inicial do projeto era entreter e atender as necessidades de comodidade do público jovem de Ilhéus. Mas, com o desenvolvimento e devido à credibilidade conquistada, o Ilhéus Eventos tornou-se uma das páginas mais visualizadas da Bahia e, hoje, é uma referência para milhares de pessoas, de todas as partes do mundo e das mais diversas faixas etárias, entre as classes sociais A, B, C e D, que acessam o portal a procura dos mais variados tipos de informação.

História

Antes, só dizer que em outro momento acrescento imagens e fotos a este artigo. Um HD com a maior parte do acervo do IE foi derrubado por minha mãe e está em Minas Gerais pra recuperação.

Desde criança sempre me interessei por assuntos relacionados a Ilhéus. Um verdadeiro apaixonado pela cidade, sempre me mantive informado quantos aos acontecimentos locais.

Com este pensamento, em 2008 montei um “blog-site”, o Ilhéus Online, com notícias atualizadas onde eu mesmo criava as matérias e as publicava. Inicialmente divulgava basicamente para pessoas próximas, pedindo que recomendassem para terceiros. Como a disseminação de informação na internet não era tão instantânea como nos dias de hoje, o máximo que poderia ser feito era distribuir links no MSN (saudades).

Com uma pequena visão de marketing, criei uma espécie de votação que envolveria garotas, onde o “blog” elegeria a top girl, ou seja, a gata do Ilhéus Online.

O concurso foi sucesso e repercutiu acima de minhas expectativas. A partir daí, o blog se tornou um pouco mais conhecido. Foi quando percebi que poderia ampliar o conteúdo do Ilhéus Online, onde o blog se tornaria um site com mais conteúdo.

Até então o endereço era ilheusonline.blogspot.com. Então, para dar um toque um pouco mais profissional, estava na hora de registrar um domínio próprio. No momento do registro, um susto, o domínio estava indisponível, fato que me desanimou, e mais ainda quando posteriormente descobri que tinha sido recente, alguém viu o blog, imaginou naturalmente que fosse ser registrado, e maliciosamente se antecipou projetando me vender futuramente a um custo superior ao normal. E foi o que aconteceu, o indivíduo que registrou o endereço, entrou em contato e queria vender o domínio por um custo equivalente a 5 vezes mais o valor normal (hoje eu agradeço a ele, há males que vem para o bem). Sem a quantia no momento e precisando colocar os planos em prática no site, resolvi alterar o nome e surge o Conexão Ilhéus, que não durou duas semanas pela insatisfação, não era um nome que me agradava.

Após horas pensando, um simples nome vem a cabeça, “Ilhéus Eventos”. Simples e objetivo, a partir daquela tarde de 14 de abril de 2008, começava o que seria o maior portal de entretenimento do sul da Bahia.

O foco do site acabou mudando, as notícias e reportagens políticas deram lugar aos eventos e entretenimento em geral. Tudo aconteceu muito de repente, percebi que havia descoberto o caminho. As peças se encaixaram, o novo site envolvia tudo aquilo que eu gostava; informática, internet, eventos, fotos, música entre outros aspectos que poderiam ser todos anexados ao Ilhéus Eventos.

O crescimento foi rápido. O “carro-chefe” do site eram as coberturas de eventos, febre na época, as pessoas eram fotografadas e posteriormente tinham suas fotos expostas no site. Todo mundo queria ser visto, quem não foi queria ver quem foi, e por aí vai. Fator que favoreceu o rápido crescimento do site, era a presença em praticamente todos os eventos de qualquer natureza e a grande quantidade de fotos registradas. A pessoa era fotografada, dia seguinte ia pra o site ver/pegar sua foto. Aí a conta era fácil: quanto mais fotos, mais acessos no site. E deu certo.

Ah, antes disso, o primeiro evento coberto pelo site foi o Te Amasso Indoor, era o primeiro show da Claudia Leitte com a carreira solo após sair do babado. Foi no dia 21 de março, ainda com o nome Ilhéus Online, meio tímido (sim, eu), fotografei poucas pessoas, limitando aos amigos. Ao tentar entrar em um camarote, fui barrado pelo seguranças, foi um pouco constrangedor. Também, eu usava uma camisa preta pelo avesso e um crachá improvisado. Foi tudo de última hora. Mas a missão foi cumprida, primeiro evento registrado com sucesso.

Ainda sem uma logomarca, as fotos recebiam uma marca d’água simples, com apenas o nome do site e o endereço, era utilizada uma fonte específica que foi mantida durante várias versões de logomarcas posteriores, mantendo o padrão inicial. As marcas d’água em texto, são visíveis até hoje nas fotos dos primeiros eventos.
No dia 19 de abril de 2008, (já Ilhéus Eventos) aconteceria um evento organizado por uns amigos. Empolgado, me programei e mandei fazer a primeira camisa do site (ainda sem logomarca) com apenas o nome “Ilhéus Eventos”.

Na ocasião fiquei um pouco mais à vontade e fotografei bastante gente.

Posteriormente, a bola da vez eram festas particulares, todo mundo queria ter fotos de seu evento ou festa de 15 anos expostas no site.

O primeiro grande show a ser registrado pelo Ilhéus Eventos foi o Forró do Chicleteiro, 14 de junho de 2008. Tinha um gostinho especial porque eu como fã do chiclete, veria a banda ao vivo sendo que a última vez havia sido há anos, eu ainda criança! Foi massa!

A partir daí, o Ilhéus Eventos foi crescendo cada vez mais, conquistando espaço e credibilidade.

Os convites para cobertura de eventos se tornaram frequentes, as ligações e emails dos produtores que antes eram motivo de euforia, passaram a ser rotina.

A partir daí a evolução foi constante! Naturalmente o que falei até aqui é um pequeno resumo, afinal são quase 9 anos e são muitas as histórias e acontecimentos que fizeram o Ilhéus Eventos de hoje.

Passamos a produzir nossos próprios eventos e fazer co-produções.
São centenas de eventos realizados com o apoio do Ilhéus Eventos.

Hoje o Ilhéus Eventos conta com diversos colaboradores e é uma das marcas mais importantes e conceituadas da região, sendo o maior e mais completo portal de entretenimento do Sul da Bahia e um dos mais influentes do Estado, com usuários em todas as partes do mundo. Além de fornecer serviços e interatividade para usuários locais, o Ilhéus Eventos é um cartão de visita online para turistas de todas as partes que buscam Ilhéus como destino.

O Ilhéus Eventos é uma empresa (produto) do GRUPO IE, que além de produções e eventos, fornece serviços publicitários, assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, recursos humanos, entre outros.

Temos mais de 60 mil seguidores no Facebook, quase 30 mil no Instagram e mais de 50 mil acessos/mês no site, com um alcance de mais de 3 milhões de visualizações em todo nosso conteúdo mensal.

Para 2017 temos vários projetos em andamento, um deles é o desenvolvimento de um app (aplicativo móvel).
Nas produções, o objetivo este ano é priorizar bandas e artistas de médio porte, além de atrações de renome nacional que raramente vem à região, fugindo da cultura “axé-pagode-sertanejo”.
O conteúdo do site está sendo totalmente ampliado com diversas matérias especiais e com  destaque para a participação de colunistas.

Curiosidades 

  • O site passou por várias mudanças em seu layout durante os anos. Inicialmente mesmo registrando o domínio próprio, usávamos a plataforma “blogger”, utilizando alguns layouts gratuitos. Posteriormente usamos uma versão em flash de um site “pago” que fornecia templates online. No fim de 2008 fomos convidados a integrar o Portal Mix, uma espécie de redes de vários sites do sul da Bahia, neste caso, ganharíamos um site totalmente novo. A parceria foi bastante positiva e importante para o nosso desenvolvimento. Durou até 2010 quando resolvi seguir independente.
    Ao sair da rede, voltei a utilizar plataforma blogger e em seguida conheci o Lucas Vitorino, que me contatou com interesse em participar do projeto, e que também foi fundamental, já que tinha conhecimentos como webmaster.
  • Em 2012 a agência de publicidade M21 assumiu a parte de comunicação, reestruturando a imagem, construindo um novo site e gerando uma nova identidade visual. O site atual é o segundo dessa ‘geração’.

395984_300238290018275_1266520184_n

  • A maioria dos ilheenses relacionam “informação na internet” com “Ilhéus Eventos” ao serem perguntados sobre páginas locais.
  • Inúmeros artistas e famosos seguem, acompanham e compartilham o conteúdo gerado pelo Ilhéus Eventos.
  • O Ilhéus Eventos é conhecido simplesmente como IE. (sim, ninguém lembra do internet explorer)

 

Jhonnis Melgaço

Jhonnis Melgaço

Diretor executivo do Ilhéus Eventos

2 Comentários

  1. Flora
    4 de abril de 2017

    Você inspira.

    Responder
    • Jhonnis Melgaço
      Jhonnis Melgaço
      14 de abril de 2017

      Beijo, minha flor!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *